Bartimeu,de mendigo a dicipulo mc:10:46

     Antes de tudo é preciso notar que a bíblia faz questão de mencionar o estado em que Bartimeu encontrava se antes de encontrar com Jesus, expressões como: cego, assentado, a beira do caminho e o pior estado de desprezo ele estava só. na verdade este é o retrato do homem que ainda não teve um encontro salvifico  com Jesus, a presença de Jesus faz toda a diferença na vida do ser humano, Bartimeu era cego o que não o impediu de ver uma mudança e um milagre em sua vida, enquanto estivermos  a  beira do caminho, assentado que nos traz a conotação de inercia espiritual, de alguém que já se acostumou com a situação em que esta vivendo jamais sairemos ou veremos a solução, Bartimeu  nos traz a lição de que em jesus esta a nossa cura ,salvação, libertação e principalmente a sua presença que nos conforta e encoraja a prosseguir, a atitude que Bartimeu tomou para alguns poderia ser inconveniente mas para ele era a única forma de atrair a tenção de Jesus, Bartimeu "clamou" isto é gritou, implorou com choro e o Jesus misericordioso o escutou,
    A partir do versículo 47 a  gente aprende algumas lições interessante com Bartimeu, primeiro ele tinha um problema de cegueira o que não o impedia é logico de ouvir o alvoroço da multidão impressionada com os milagres, acredito que o ficar a beira do caminho de Bartimeu era pura estratégia, para atrair a atenção de quem passava, só que desta vez o que ele queria não era uma esmola, ele queria sua visão restaurada, sua vida transformada, o seu desejo era sair daquela situação deplorável, situação esta de miséria, abandono, preconceito...etc. e a frase usada por ele para atrair a atenção de jesus é o que nos deixa impressionado, JESUS FILHO DE DAVIR TEM COMPAIXÃO DE MIM, Bartimeu  disse tudo sobre  quem era cristo, este titulo declarou a fé de Bartimeu na pessoa de Jesus, consequentemente ele pede a misericórdia de Jesus, a palavra misericórdia é um sentimento de compaixão despertada pela desgraçã ou pela miséria alheia, significa ter a capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, é uma exclamação usada quando nos deparamos com uma situação de desespero e sofrimento, é conceder a alguém perdão pelo simples ato de bondade, apesar do outro não merecer. Bartimeu demonstrou que "enxergava" mais que a multidão por que ele viu em Jesus a sua solução,e ainda usou a mais adequada de todas as frases, bartimeu enfrentou muitos obstáculos para poder ter um encontro com aqule que poderia resolver seu problema físico e espiritual,nos versículos 48,46 podemos ver o contraste de dois grupos de pessoas,os que  tem como missão levar as pessoas a Cristo e os que nem quer e impedem os outros de ter o encontro com Jesus.
   O mundo quer que você cale se diante da situação em que estais vivendo.
porem faça como partimeu persista naquilo que o senhor colocou em seu coração.
Bartimeu enfrentou a multidão que lhe impedia de encontrar se com Jesus, se calar ou se acomodar diante da situação é tudo que o inimigo deseja.
no verso 49 vemos a missão da igreja que chama o cego e ainda traz uma palavra de animo. e ai vc vai se levantar hoje e aceitar a Jesus como seu único e suficiente salvador? sim, então faça esta oração comigo; senhor Jesus eu lhe aceito como meu único e suficiente salvador, perdoa os meus pecados e ensina-me a andar com forme a sua palavra em nome de Jesus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...